Skip Navigation Links

- ESTRELA DO ORIENTE

 

Fundada em 1850 por Robert Morris, Mestre Maçom e Grão Mestre do Estado de Kentucky (USA).

É uma organização, instituída com a finalidade de congregar a família maçônica, sob o manto dos ensinamentos seculares de solidariedade, amor ao próximo, liberdade de expressão, liderança moral e intelectual e crença na existência de um Ente Supremo.

Dela fazem parte homens, Mestres Maçons e, mulheres de bons princípios e valores espirituais, não sendo, contudo, uma religião, nem uma sociedade feminista, muito menos uma “maçonaria mista ou feminina”. Tem como propósito, através de seus trabalhos ritualísticos, ressaltar qualidades morais e espirituais; edificar o caráter, educar, fazer caridade e servir ao próximo. As reuniões são realizadas em Templos Maçônicos ou Salas Capitulares.

Para ser um membro da Estrela do Oriente, no caso de homem, deve ser Mestre Maçom regular e no caso das mulheres, é preciso ser esposa, viúva, filha, filha adotiva, mãe, madrasta, irmã, neta, avó, bisavó, sobrinha, nora, sogra, tia, ou cunhada de Mestre Maçom regular, e que tenham mais de 18 anos completos.

Um dos grandes propósitos das Estrelas do Oriente é dar suporte à Ordem do Arco-Iris para Meninas e as Filhas de Jó, preparando-as para uma vida de liderança dentro dos valores das Estrelas do Oriente.

Para formar um Capítulo é preciso no mínimo 21 membros, sendo obrigatório a presença de pelo menos dois Mestres Maçons Regulares.

- ARCO ÍRIS

A Ordem do Arco Íris foi fundada em Oklahoma (USA) em 1.922. Seu início e a elaboração do Primeiro Ritual e das leis que governam a Ordem foi trabalho do Venerável Mark Sexson, maçom grau 33 de Mac Alester, Oklahoma (USA).

Os primeiros graus da Ordem foram ministrados em 6 de Abril de 1.922, pelas Oficinas do Capítulo Mac Alester Sul n. 149, da Ordem da Estrela do Oriente, para um grupo de 171 garotas no Templo do Rito Escocês em Mac Alester.

A Ordem Internacional do Arco-Íris para garotas é uma organização de construção de caráter, para jovens entre 11 e 20 anos. Ajuda a promover a auto estima e liderança entre seus membros. Como membro, a garota aprenderá a importância do comportamento (etiqueta) apropriada, habilidades para falar em público e participará de reuniões presididas por garotas da sua idade.

Todas as reuniões são presididas pelas garotas, embora havendo sempre a presença de um adulto.

 

- ORDEM DEMOLAY

É uma instituição que busca lapidar o caráter do jovem para que, ao atingir a maioridade (21 anos), possa contribuir com o a comunidade onde estiver inserido. É um ambiente fraternal, seguro e sadio, composto por garotos do sexo masculino, entre 12 e 20 anos, que desenvolve no jovem:

- Capacidade de liderança;

- Senso de trabalho em equipe;

- Cidadania;

- Tolerância e respeito ao próximo;

- Responsabilidade;

- Respeito à hierarquia;

- Criatividade;

- Capacidade de tomada de decisão;

- Sentimento fraternal;

- Envolvimento social.

O ensinamento se baseia:

- Na prática de atividades voluntárias, filantrópicas, benemerentes, esportivas e sociais;

- Na transmissão de técnicas de liderança, oratória, resolução de conflitos, gestão e organização institucional;

- Em estudos filosóficos baseados nas virtudes do Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo.

 
 
SGAN 909 Modulo B
Brasília-DF - CEP 70.790-090
Telefone: (61) 3340-7272
E-mail: contato@glmdf.org.br

Copyright © 2017 Maçonaria Virtual